
Camundongos adultos necessitam de pelo menos 97 centímetros quadrados de área de vida por animal. Uma fêmea com ninhada deve possuir 390 centímetros quadrados de área de vida. Pode-se utilizar as mesmas caixas de plástico existentes em biotérios. Essas caixas possuem no ápice uma grade onde pode ser colocada a comida (neste caso alimento específico para roedores) e um bebedouro.
Pode-se forrar o viveiro com cavacos de pinho, cedro ou álamo. Não devem desprender pó, deve ser absorvente, não tóxica e livre de organismos patogênicos. Pode-se utilizar material absorvente como as utilizadas em banheiros de gatos, nos banheiros dos camundongos. Algodão e madeiras utilizadas na fabricação de papel também podem ser utilizados.
Machos devem ser mantidos separados para evitar briga e até morte. As fêmeas dificilmente brigam. Animais criados separados em geral não aceitam a companhia de outros.
A temperatura deve variar entre 18 e 26 °C sendo que o ideal é 22 °C. Eles podem se adaptar facilmente a ambientes frios. A umidade relativa deve variar entre 40 e 70 %. O viveiro deve ser limpo ao menos 1 vez por semana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário